26/10/2012 - Osasco - SP

Osasco forma 90 profissionais pelo PlanTeQ

da assessoria de imprensa da Prefeitura de Osasco

A Prefeitura de Osasco, por meio da Secretaria de Desenvolvimento, Trabalho e Inclusão, em parceria com o governo federal e o Senac/Osasco, promoveu, no dia 25 de outubro, a formatura de 90 profissionais pelo PlanTeQ 2011/12 (Plano Territorial de Qualificação). O evento foi realizado no auditório do Senac/Osasco e contou com a presença do vice-prefeito, Faisal Cury.

Os novos profissionais foram certificados nos cursos de Operador de Supermercado, Camareira em Meios de Hospedagem, Iniciação à Panificação e Almoxarife com Ênfase em Logística. Todos os cursos foram realizados na unidade de Osasco do Senac, com carga horária de 200 horas.

O evento foi aberto com as palavras do deputado estadual Marcos Martins. “A cidade, junto com o Senac, está aproveitando essa oportunidade ímpar que o País está vivendo no setor de empregos. Apenas 6% da população estão desempregados, uma situação muito favorável.  A formação de vocês é importante agora e será ainda mais para as oportunidades de emprego que serão geradas com a chegada da Copa do Mundo e das Olimpíadas”, destacou.

Em seguida, a secretária municipal de Desenvolvimento, Trabalho e Renda, Dulce Helena Cazzuni, falou sobre o prefil adotado pela administração no setor de capacitação profissional. “Fizemos a opção de investir em gente e dar oportunidade. Quando vocês saem do desemprego e começam a trabalhar,entram no mercado de consumo para comprar alimentação, roupas e calçados. Com isso, mais emprego serão gerados e é disso que o País precisa. Mas temos muitas pessoas que não conseguem acessar o emprego por não terem qualificação profissional. Com um certificado emitido por uma instituição do porte do Senac, essa colocação com certeza vai ficar muito mais fácil”, destacou.

Já a gerente do Senac Osasco, Elizabeth Albanese Saska, agradeceu todos os funcionários pelo empenho na formação das novas turmas. Ela também incentivou os alunos a continuarem estudando. “Estamos de portas abertas. Busquem a nossa programação. Estamos esperando cada um de vocês”, afirmou.          

O vice-prefeito de Osasco, Faisal Cury, representou o prefeito Emidio de Souza e também falou da importância do projeto. “Vocês, que estão se formando hoje, fazem parte desse novo bloco de pessoas que vão entrar no mercado com uma qualificação bem mais adequada. Mas devem se aprimorar muito mais. Não podem parar. Somente se dedicando a novos cursos de qualificação profissional é que vão encontrar um mercado de trabalho mais favorável”, explicou.

A formanda Andrea do Carmo Ramos Dias, moradora do Jardim Veloso, recebeu o certificado do curso de Camareira em Meios de Hospedagem das mãos do vice-prefeito. “Trabalhei em casa de família. Agora, estou recebendo essa nova oportunidade para trabalhar em hotel. Vou iniciar como camareira, mas pretendo continuar estudando e crescer nesse ramo”, declarou.

Outra aluna que comemorou a conclusão do curso foi Viviane Siqueira da Costa, moradora do Jardim D`Avila. Com o certificado de Operadora de Supermercado nas mãos, ela faz plano para o futuro.  “Foi um curso maravilhoso, uma renovação que me deu mais vontade de crescer. Hoje trabalho em uma padaria, mas quero trabalhar em mercado como operadora e tenho como desafio fazer um curso de Administração de Empresas”, relatou.

Também fizeram parte da mesa solene do evento a analista e responsável por Processos Seletivos da Região Oeste do Grupo Pão de Açúcar, Alessandra Nilberi; e a professora da Turma de Camareira em Meios de Hospedagem do Senac, Sheila Martins.