11/7/2012 - Osasco - SP

Osasco promove I Campanha Municipal de Prevenção de Quedas

da assessoria de imprensa da Prefeitura de Osasco

 

A Prefeitura de Osasco, por meio da Secretaria da Saúde, promove até 3 de agosto, a “I Campanha Municipal de Prevenção de Quedas”, que tem como objetivo orientar a população e seus familiares sobre o risco desse tipo de acidente. Durante o período também serão realizados exames de ultrassonografia de calcâneo em algumas unidades de saúde, visando o diagnóstico de osteoporose em pessoas com idades a partir de 50 anos. 
De acordo com Eliana de Paula Bastos, coordenadora do Programa Municipal de Saúde do Idoso, a queda de idoso é bastante comum. “Entre 30% e 60% dos idosos caem ao menos uma vez ao ano, sendo que estes índices aumentam conforme a idade”, disse.
 Para a diretora de Saúde Pública, Mirtes Fabricante, a osteoporose é uma doença que pode ser prevenida com medidas básicas. “Atividades físicas e alimentação saudável e rica em cálcio podem reduzir o risco de uma pessoa desenvolver osteoporose. Alimentos como o leite e seus derivados, folhas verdes (quanto mais escuras, melhor) e peixes são essenciais para a prevenção”, destacou.
Já o secretário da saúde, Ewandro de Castro Ruck, destacou que as quedas representam fatores de redução da qualidade de vida e na maioria dos casos ocorre em razão de situações de riscos. “As quedas podem causar inúmeras complicações para os idosos como, por exemplo, fraturas, depressão, além de longos períodos de repouso”, disse.
Serviço 
Confira os locais de realização do exame de Ultrassonografia de Calcâneo, sempre das 8 às 15 horas:
UBS Santa Maria Goretti, de 10 a 13 de julho - Avenida Analice Sakatauskas, 145,  Jardim Bela Vista/ Telefone 3654-3078.
Policlínica Zona Sul – de 16 a 20 de julho - Rua da Saudade, 100 / Telefone 3684-0385.
Centro de Atenção ao Idoso Padre Rafael Bussato , de 23 a 27 de julho - Rua José Pedro Filho, 33, Km 18 / Telefone 3607-3174.
UBS Quitaúna, até 03 de agosto - Avenida Marechal Edgard de Oliveira, 100/ Telefone 3607-3688.
 
Juliana Oliveira
Assessoria de Comunicação da Secretaria da Saúde