10/10/2012 - Osasco - SP

Osasco realiza a vacinação contra a raiva de cães e gatos

da assessoria de imprensa da Prefeitura de Osasco

Entre os dias 23 de outubro e 10 de novembro, acontece em Osasco a Campanha de Vacinação Contra a Raiva em Cães e Gatos, promovida pela Secretaria de Saúde, por meio do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) em parceria com o Ministério da Saúde – que cedeu as doses das vacinas. A ação que é gratuita ocorrerá sempre das 8 às 16 horas, sendo um dia em cada bairro. As informações sobre os locais podem ser obtidas pelo telefone 156.

Além dos postos itinerantes, haverá também os postos fixos de 23 de outubro a 13 de novembro no quartel da defesa civil de 2ª a 6ª feira das 8 às 17 horas (rua José Júlio, 333 no Jd. Sindona) e no CCZ (av. Lourenço Belloli,1480 - Pq. Ind. Mazzei) das 10h às 16h. Nos dias 24, 27, 29, 30 e 31 de outubro das 8h às 16h e de 9 a 14 de novembro, das 10h às 15h, será no mercado municipal (praça 21 de Dezembro – Centro). Já em 9 e 10 de Novembro das 8 às 16 horas e de 12 a 14 de novembro das 10 às 15 horas, no quartel da polícia do exército (rua Raul Lessa, 52 - Jardim Piratininga). A vacinação não acontecerá aos domingos e os responsáveis devem levar os animais ao posto com coleira, guia e focinheira, no caso de animais de grande porte.

Vacinar os animais contra raiva faz parte da posse responsável. A posse responsável de animais inclui também outros cuidados como fornecer alimentação adequada e água, passeios (sempre com coleira e guia) e cuidados com a saúde. De acordo com Magda Batista Pedroso, médica veterinária do CCZ município de Osasco, além de imunizar os cães e gatos da cidade de Osasco contra essa grave doença fatal a vacinação contra a raiva é importante porque evita a transmissão de uma zoonose grave que não tem cura e que pode afetar os seres humanos. “É importante lembrar que cães e gatos são seres sencientes, ou seja, seres que tem sensações e sentimentos, seres que sentem fome, frio e dor e que quem os possui tem responsabilidades para com eles. Quem ama vacina”, exclamou.