29/11/2012 - Osasco - SP

Osasco recebe visita de cônsules do Japão

da assessoria de imprensa da Prefeitura de Osasco

O prefeito de Osasco, Emidio de Souza, acompanhado do prefeito eleito, Jorge Lapas, recebeu na manhã de quarta-feira, 28 de novembro, em seu gabinete, a visita do cônsul geral do Japão em São Paulo, Noritero Fukushima, e do cônsul do Japão na capital paulista, Motohiro Hoshino. O encontro, intermediado pela coordenadora de Relações Internacionais da Prefeitura, Gleides Sodré, teve como objetivo discutir parcerias entre Osasco e cidades japonesas, além de reforçar as relações internacionais entre as duas nações.

Durante a visita, os cônsules disseram que os japoneses e as autoridades públicas nipônicas observam com muita atenção o desenvolvimento brasileiro, já que o país sediará uma Copa do Mundo e uma Olimpíada. O avanço econômico de algumas cidades na Região Metropolitana de São Paulo, em especial, também tem chamado a atenção do país do sol nascente, que por esta razão estaria disposto a instalar novas fábricas e oficinas automobilísticas a algumas dessas cidades, com possibilidade até do retorno de antigas empresas dos mais variados setores.

A coordenadora de Relações Internacionais da Prefeitura de Osasco abriu os discursos, deu as boas vindas à delegação e falou sobre as relações diplomáticas. “As relações se estreitam a cada dia com Tsu, já temos uma relação mais profunda e de intercâmbio com essa cidade japonesa em específico. A Prefeitura de Osasco procura permanentemente estabelecer vínculos diplomáticos com o Japão, pensando no crescimento econômico e social da cidade”, disse.

Na sequência, o presidente da Acenbo (Associação Cultural e Esportiva Nipo Brasileira de Osasco), Sussumo Araki, disse que a entidade nunca esteve tão próxima da administração pública como está agora do prefeito Emidio de Souza e destacou que, com Jorge Lapas, as relações devem estreitar ainda mais. “É muito enriquecedor vermos que temos um prefeito com um senso de democracia tão forte e que recebe todos muito bem, além de pensar com seriedade no desenvolvimento da cidade de Osasco. Acreditamos que a Acenbo ampliará o diálogo com o novo prefeito e intensificará as visitas de novas delegações”, reforçou.

O vereador de Osasco, Fabio Yamato, também aprovou a aproximação. “Temos muito a agradecer e contribuir com a administração. A cidade desenvolve parcerias sérias com Tsu, no Japão, e constroi uma relação cada vez melhor. Osasco honra compromissos de ampliação das relações internacionais. O prefeito Emidio sempre foi muito solícito em atender as necessidades da colônia japonesa em Osasco e tenho certeza de que Jorge Lapas também está muito comprometido com uma política voltada ao bem-estar dos descendentes japoneses”, comentou.

Jorge Lapas também falou sobre o assunto. “Os japoneses fizeram muito por Osasco. São pessoas comprometidas com a questão moral e trouxeram bons exemplos ao Brasil. Hoje é uma das comunidades mais organizadas que temos na cidade na difusão da sua cultura. Nossa obrigação é retribuir à altura toda a gentileza, aprendizado e atenção dados pelos japoneses a Osasco. Pretendemos ampliar o intercâmbio esportivo, cultural, comercial e universitário. Vamos estudar propostas concretas de envio de estudantes de Osasco ao Japão e o caminho inverso no desenvolvimento de pesquisas, capacitação profissional e troca de experiências”, destacou.

O cônsul geral do Japão em São Paulo, Noritero Fukushima, que está há apenas dois meses em São Paulo, se impressionou com o potencial econômico. “O Japão considera Osasco uma cidade muito importante para a comunidade japonesa. O avanço e o desenvolvimento dela representam muito para a economia do Japão. Pretendemos crescer mutuamente. Queremos desenvolver com a parceria de Osasco uma política de intercâmbio estudantil entre estudantes universitários, já que existe o programa ‘Brasil Sem Fronteiras’, do governo federal brasileiro, que tem enviado ótimos estudantes para o Japão. Estudaremos a forma adequada de fazer uma ponte neste sentido, além de transferir tecnologia entre ambas as nações”, disse.

Já Emidio destacou os 35 anos de convênio com Tsu, no Japão; ressaltou o fato de a cidade ser a 5ª maior do Estado de São Paulo e o 12º maior PIB (Produto Interno Bruto) do Brasil. “Temos muito a ampliar em termos de relações internacionais. As relações entre Brasil e Japão estão consolidadas em números e temos um comércio bilateral crescente, importante e cada vez maior. Em um mundo conturbado, Brasil e Japão expressam uma cultura pacificadora e que encontra soluções diplomáticas para situações políticas. Penso que precisamos tratar de maneira mais intensa a colaboração entre os dois países. Osasco quer progredir junto com todo o Japão”, esclareceu, explicando que Osasco é hoje uma cidade com vocação na área de serviços,  se configura como um importante pólo universitário e de tecnologia, que ganha destaque por ser um importante centro rodoviário logístico e de escoamento de produtos e mercadorias.

No final do encontro, o cônsul geral recebeu uma medalha oficial simbolizando a visita a Osasco; um quadro dourado com uma figura em alto relevo de um dos cartões postais da cidade, o Viaduto Metálico Reinaldo de Oliveira, e um livro de fotografias contando a história de Osasco. Já Noritero Fukushima presenteou Emidio com um quadro pintura típico do Japão; uma enciclopédia sobre a história do Japão e um calendário japonês do ano de 2013.

Participaram do encontro também Lidia Shimizu, diretora e primeira vice-presidente da Acenbo; Osamu Hiratsuka, diretor e vice-presidente da Acenbo; Takio Otaki, comissão de Relações Públicas da Acenbo; Yoshiko Yokote, comissão de Apoio a eventos da Acenbo.