21/8/2012 - Osasco - SP

Prefeito Emidio reinaugura UBS da Vila Justiça

da assessoria de imprensa da Prefeitura de Osasco

 

Na tarde de quinta-feira, 16 de agosto, o prefeito de Osasco, Emidio de Souza, acompanhado pelo secretário de Saúde, Ewandro Castro Ruck, entregou à Vila da Justiça, zona Sul da cidade, a reforma completa da Unidade Básica de Saúde (UBS) Lia Buarque Macedo Gasparine. Também compareceram à reinauguração os secretários Waldyr Ribeiro Filho (Serviços e Obras) e Marisa Elizabeth (Governo).
 
De acordo com Waldyr, o projeto envolveu a reforma completa do prédio, com pintura, manutenção do telhado, recuperação do piso, revisão elétrica e hidráulica e aquisição de novos mobiliários. “Essa reforma faz parte do pacote de um total de 24 unidades de saúde que serão recuperadas em Osasco ainda este ano”, garantiu o secretário.
Já Ewandro Ruck destacou o aumento de atendimentos que a reforma vai possibilitar. “Fazíamos em torno de 3.500 procedimentos por mês. A reforma, além de remodelar a estrutura da unidade, reorganizou os fluxos de atendimento. Agora teremos capacidade para realizar mais de 6.000 procedimentos por mês”, disse.
O secretário também destacou algumas das grandes realizações da Saúde em Osasco nos últimos anos: “Inauguramos a UTI Pediátrica no Hospital Central Antonio Giglio, o Centro de Parto Normal, o Centro de Referência de Diabetes, a Central de Marcação de Consulta, os CAPS Adulto, Infantil e Álcool e Drogas, o Centro de Especialidades Odontológicas, as duas farmácias populares; reformamos a Policlínica zona Norte; implantamos a Terapia Comunitária, o Samu, o programa de Agentes Comunitários da Saúde, o Programa de Assistência Domiciliar, o Consultório de rua, o Centro de Documentação da Saúde. Em quase 8 anos, a Saúde de Osasco avançou muito”, completou.

 

Seguindo a mesma linha, o prefeito Emidio destacou o crescimento de atendimentos nas unidades de saúde de Osasco. “Em 7 anos, mais de 140 mil pessoas usaram os serviços do Samu – e ouso afirmar que, para muitas dessas pessoas, foi de vital importância. Além disso, o Hospital Central, capaz de realizar 4 cirurgias por mês no início de nossa gestão, hoje realiza mais de 400 procedimentos por mês”, afirmou. O prefeito também anunciou: “Sabemos a importância dessa UBS, e o quanto a sociedade e os funcionários reivindicaram melhorias. Aproveito a oportunidade para avisar que a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Jardim Conceição está vindo aí, e vai beneficiar ainda mais a zona Sul”.
 
A UBS Lia Buarque Macedo Gasparine está localizada na rua Clóvis Assaf, 460, e funciona em 3 turnos, das 7h às 20h. Oferece atendimento à população nas áreas de psicologia, odontologia, clínica médica, pediatria, ginecologista e obstetrícia, além de atividades de lazer durante o dia. A unidade conta também com uma equipe de agentes comunitários de saúde que atuam na região.