1/8/2012 - Osasco - SP

Prefeito encerra 15ª edição do Recreio nas Férias - Inverno 2012

da assessoria de imprensa da Prefeitura de Osasco

No último sábado, 28 de julho, o prefeito Emidio de Souza e a secretária de Educação, Marinalva de Oliveira, participaram do encerramento oficial da 15ª edição do programa Recreio nas Férias – Inverno 2012. O evento lotou o Ginásio José Liberatti e contou com animadas apresentações de hip hop, dança de rua, grafitagem e patinação artística.

Com o tema “Osasco 50 anos – Cápsula do Tempo – Criança Respeitada Hoje, Jovem Responsável Amanhã”, participaram dessa edição 96 unidades escolares, entre EMEIs, EMEFs e os dois CEUs. Ao todo, 17 mil alunos curtiram as atividades, que incluíram visita ao Sítio Aruanã, onde a garotada se divertiu e pode aprender sobre conservação ambiental; ao parque aquático Wet’n Wild; ao Circo Picadeiro Osasco; à Sitiolândia; ao parque temático “O Mundo da Xuxa”; ao Playcenter; ao Sesc Osasco; à Cidade do Livro; e à Pinacoteca do Estado, além de uma extensa programação nas escolas, com recreação, contação de história, teatro, korfebol, artes visuais, passeios e oficinas culturais como artesanato, ciranda, danças regionais, confecção de bonecas africanas, musicalização, grafite e fantoches.

A supervisora do programa, Cleuza Simão, elogiou o incentivo que o prefeito Emidio sempre deu ao Recreio nas Férias: “Se não houvesse uma parceria tão forte com a prefeitura e com os pais, que confiam no nosso trabalho, seria muito difícil viabilizar um programa tão bem sucedido como o Recreio nas Férias se tornou, garantindo segurança, tranquilidade, aprendizado e muita diversão para a criançada”, afirmou.

Já Marinalva de Oliveira mencionou a inovação sempre buscada a cada edição do programa. “Quase completando 8 anos de trabalho, o Recreio nas Férias se esforça para ser sempre melhor. Esse é um momento aguardado com muita ansiedade pelas crianças da rede, um momento que não traz apenas diversão, mas também aprendizagem. Nessa edição, trabalhamos a Cultura da Paz como tema, exatamente porque sabemos da importância do respeito, da solidariedade e do companheirismo que precisam existir em nossa sociedade”, declarou.

O prefeito Emidio agradeceu à equipe de supervisores, coordenadores, auxiliares, agentes recreativos e de passeio, diretores e professores da rede, grandes responsáveis pelo sucesso do programa. De acordo com ele, foram contratadas 850 pessoas para garantir todo o cuidado e segurança que as crianças merecem.

“Desde 2005, quando iniciamos o Recreio nas Férias, mais de 200 mil crianças já passaram as férias conosco. Não é toda família que têm condições de garantir férias de qualidade aos filhos. Por isso a importância desse programa: não foram nem uma, nem duas crianças que foram à praia pela primeira vez com o nosso programa, assim como a oportunidade de ir a parques aquáticos, espaços de lazer, bibliotecas e até estádio de futebol, tão raras a essas crianças. A Prefeitura não quer que a criança aprenda apenas matemática, ciências, português, mas também lições de fraternidade e de cidadania”, finalizou.

Maria Eduarda dos Santos Souza, de 4 anos, aluna da EMEI Severino de Araújo Freire, participou do programa pela segunda vez. Ela adorou passar as férias com os coleguinhas de escola, e lembra com emoção de uma das atividades do Recreio nas Férias em que alunos apresentavam quadros artísticos na escola. “Cantei a música ‘Fico Assim Sem Você’ (Claudinho & Buchecha, mais conhecida na voz de Adriana Calcanhotto), que minha mãe cantava para mim quando eu estava na barriga dela!”, disse.

A mãe, Cisleide dos Santos Aguilera, confirma o quanto a garota gostou daquela e de outras atividades do programa: “o Recreio nas Férias a levou em lugares onde ela não teria oportunidade de ir de outra maneira, como o Playcenter e o parque aquático Wet’n Wild. Adoro esse projeto, que a mantém segura, educada, bem alimentada e entretida durante todas as férias. Eu trabalho, e não tenho condições de dar tanta atenção a ela como o programa faz, então só tenho a agradecer”.

Também estiveram presentes ao evento a secretária de Governo, Marisa Elizabeth, e a diretora de Educação, Maria de Lurdes Neves.