21/5/2013 - Osasco - SP

Prefeito reabre Museu Dimitri Sensaud de Lavaud

da assessoria de imprensa da Prefeitura de Osasco

Para comemorar o Dia Mundial dos Museus, comemorado no dia 18 de maio, o prefeito Jorge Lapas, acompanhado da primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Sandra Missiano Lapas, e do secretário de Cultura, Fábio Yamato, realizou a reabertura do Museu Dimitri Sensaud de Lavaud.

Realizado na sexta-feira (17), o evento contou com a encenação da peça “A História de Dimitri”, apresentada pelo grupo Companhia Teatro dos Ventos, e a exposição “Artes e Ofícios”.

Em sua explanação, o prefeito Jorge Lapas ressaltou a importância que o museu tem para o resgate histórico osasquense. Ele também falou que é necessário que a população tenha noção de que Dimitri Sensaud de Lavaud é um herói da cidade. Segundo ele, a prefeitura espera, em breve, aprimorar o seu acervo histórico com mais espaços e, até mesmo, com um mausoléu.~

Segundo o secretário de Cultura, Fábio Yamato, zelar pela memória da cidade é fundamental para o cidadão se sentir inserido na história. “Temos de valorizar e cuidar do nosso museu, pois ele revela aspectos da nossa cultura, identidade e memória da cidade e isso nos dá sensação de pertencimento”, afirmou o secretário.

Logo após a cerimônia de abertura, Edileuza Malfeti, historiadora e responsável pelo Museu, conduziu os convidados pelo interior do espaço, apresentando todos os aspectos do acervo.

Para a reabertura, o Museu teve instalações elétricas e iluminação modernizadas e também teve o seu acervo atualizado.

O deputado estadual Osvaldo Verginio, os vereadores Branco e Andrea Capriotti, e os secretários municipais Sonia Rainho (Coordenaria da Mulher e Promoção da Igualdade Racial), Roberto Trapp (Comunicação) e Paulo Siqueira (Guarda Civil) também prestigiaram o evento.