16/10/2012 - Osasco - SP

Professora Vera Vassão recebe o Título de Cidadã osasquense

da assessoria de imprensa da Câmara de Vereadores de Osasco

Em Sessão Solene acontecida na noite do dia 24 de setembro, no Plenário “Tiradentes” da sede do Legislativo Municipal, foi entregue a honraria de Título de Cidadã Osasquense à Professora Vera Vassão. O evento contou com a presença de muitos amigos, parentes e autoridades. 

A solenidade, organizada e conduzida pelo Cerimonial da Câmara, obedeceu aos ritos próprios das cerimônias oficiais, com a formação de Mesa Diretiva, execução do Hino Nacional e precedência de autoridades. A Mesa foi formada pelo Vereador Carlos José Gaspar (PT do B), o Dr. Ronaldo Ramos Lima, a Professora Vera Lúcia de Oliveira Godoy e a homenageada.

Dr. Dionísio Mateos, vereador na 7ª, 8ª e 9ª Legislatura, na época, levou para discussão em plenário uma proposta de concessão do Título de Cidadão osasquense à Professora Vera Vassão. A proposta foi votada e aprovada pelos vereadores, porém, acabou não sendo entregue.

Como, regimentalmente, um ex-vereador é impossibilitado de propor a realização de uma solenidade para a entrega de honraria, o Vereador Dr. Gaspar se propôs a isso, e passou a representar Dionísio Mateos durante toda a realização da solenidade.

Dr. Gaspar, ao usar a tribuna, tratou de exaltar o trabalho do ex-vereador Dionísio e a honraria concedida. “Sempre foi um grande vereador, sempre foi um bom homem. Soube homenagear pessoas importantes e de grande valor para a cidade. E a Professora Vera é uma dessas pessoas”. E continuou dizendo que “a cidade se sente muito feliz por ganhar mais uma cidadã valorosa. Uma cidadã que gosta de ajudar o povo, que gosta de fazer o bem”.

“Vera sempre esteve ao meu lado. Na saúde pública, trabalhou muito para ajudar a cidade. Atendia pacientes graves, colocava em seu carro e encaminhava, pessoalmente, aos hospitais públicos. Sempre conseguiu atendimento, por isso, é muito querida por todos”, concluiu. 

A Senhora Ana Maria Menoita subiu à tribuna para dar um testemunho do trabalho voluntário realizado pela homenageada. Contou sobre situações em que Vera Vassão participou ativamente de sua vida e de sua família. “Ela foi muito importante para minha família, no momento mais difícil que passamos. Sempre esteve com bom astral e confiante na vida, por isso, nós agradecemos pela sua vida e por estar ao nosso lado sempre”, declarou.

“É muito simples ser uma boa pessoa, basta amar”. Assim a professora Vera Vassão deu início ao seu discurso na tribuna. E continuou a falar sobre o amor. A professora falou sobre “um sentimento maior” que faz seguirem o caminho do bem, “a mola mestra que movimenta uma pessoa para agir do lado do bem é o amor”.

Sobre suas experiências, disse lembrar de todas elas. Todas as idas e vindas aos hospitais para socorrer pessoas. “Nunca tive sentimento de perda, só de vitória. Mesmo nas situações mais difíceis, foram só vitórias”, afirmou.

Para encerrar, disse só ter sido movida pelo amor ao próximo. “Nunca fiz nada de especial, só vivi um amor que tenho arraigado dentro de mim. Eu amo de verdade e, por isso, eu vivo plenamente esse amor”. Finalizou, sendo aplaudida pelos presentes.