23/7/2012 - Osasco - SP

Recreio nas Férias leva alunos da rede municipal ao Sítio Aruanã

da assessoria de imprensa da Prefeitura de Osasco

Como parte das atividades da 15ª edição do programa Recreio nas Férias, a Secretaria de Educação de Osasco levou alunos de duas escolas da rede para um dia inteiro de diversão no sítio Aruanã, em Embu-Guaçu.

O projeto visa oferecer atividades recreativas e culturais aos estudantes durante o recesso escolar e,  nesta edição, atende 17 mil crianças de 97 unidades escolares.

O passeio, que teve como principal foco a educação ambiental, aconteceu na sexta-feira, dia 13 de julho, envolvendo alunos da  EMEF (Escola Municipal de Ensino Fundamental) Renato Fiúza Teles e CEMEIEF  Maria Tarcilla Fornasaro Melli.

Os estudantes foram recebidos logo cedo pela equipe do sítio, que preparou um reforçado café da manhã. Depois, ouviram explicações sobre o passeio que fariam e ainda informações sobre a importância da preservação do meio ambiente. Na sequência, brincaram nos campos, parque recreativo e na piscina com tobogã.

Outro destaque do passeio foi uma caminhada por trilha, na qual tiveram contanto com diferentes espécies de animais e de vegetação. As crianças também encararam um desafio: atravesar uma poça de água, sem cair, passando por uma corda. Para  Kauan de Souza Gomes,  de 8 anos, que estuda na EMEF Renato Fiúza Teles, foi a chance de praticar um “esporte radical”. “Estou adorando. Fiz uma trilha radical com os meus amigos, os instrutores ensinaram sobre o Meio Ambiente e. aqui ainda tem um monte de pássaros, árvores e plantas, além de quadra e brinquedos. Aprendi brincando”, destacou.

Como parte da viagem, as crianças também almoçaram uma deliciosa comida caseira. Em seguida, participaram de atividades lúdicas no campo, com diversos jogos, brincadeiras e danças interativa.

Para secretária de Educação de Osasco, Marinalva Oliveira, atividades como estas colocam as crianças em contato direto com a natureza. “E muito mais que um passeio. O que oferecemos é a oportunidade dos alunos conhecerem e reconhecerem a biodiversidade como parte fundamental para manutenção da vida humana”, afirma.

A programação do Recreio nas Férias acontece inclui ainda atividades nas escolas, com recreação, contação de história, teatro, korfebol, artes visuais, passeios e oficinas culturais como artesanato, ciranda, danças regionais, confecção de bonecas africanas, musicalização, grafite e fantoches.

A cerimônia de encerramento acontece no dia 28, no Ginásio José Liberatti, com várias atrações musicais, dentre elas os grupos Periquito de Revista e Matéria Rima.