5/10/2012 - Osasco - SP

Rede Municipal de Educação promove Pré-conferência Lúdica

da assessoria de imprensa da Prefeitura de Osasco[

 

Entre os meses de setembro e outubro, a Secretaria de Educação de Osasco vem promovendo em todas as unidades educacionais as Pré-conferências que antecedem a 6° Conferência Lúdica, a ser realizada no dia 25 de outubro, no Centro de Formação dos Profissionais da Educação de Osasco, com o tema “Os Direitos da Criança e do Adolescente construídos nos 50 anos de Osasco e as perspectivas das crianças para os próximos anos”.
Segundo a secretária de Educação, Marinalva de Oliveira, “o objetivo do evento é promover em todas as escolas o diálogo com as crianças, adolescentes e educadores da Rede Municipal de Educação, das diversas áreas das políticas sociais e dos setores organizados da sociedade civil de Osasco, afim de contribuir com reflexões e com a mudança de atitudes discriminatórias, visando à inclusão de todos, procurando educar desde a infância para o exercício da cidadania e da democracia participativa, necessárias para uma sociedade mais justa, democrática e sustentável”, explica.

Na Emei Profª Sonia Maria de Almeida Fernandes, os professores, juntamente com o trio gestor e grupo de apoio, organizaram um dia inteiro de jogos e brincadeiras. O evento que antecede a Conferência na unidade educacional propiciou muita diversão a todas as crianças do grupo escolar, cuja iniciativa promoveu o compromisso de garantir na ação a efetividade das leis que assegurem os direitos das crianças e dos adolescentes. 
No pátio da escola, foi montado um Circuito Educativo, no qual, ao final de cada etapa, as crianças participantes obtiveram um direito assegurado como: direito à educação gratuita de qualidade, ser amada e compreendida, acesso ao esporte, cultura e lazer, dentre outros. Para desenvolver as temáticas do percurso e cada etapa do circuito, os professores e alunos tiveram como referência o Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA.  
Para a gestora Cristiane Barros Gil, as Pré-conferências promovem vivências culturais de interação social na medida em que se constroem, coletivamente, princípios de convivência, discutidos nas rodas de conversa e nos projetos que a escola desenvolve com os alunos ao longo do ano letivo, “criando sempre um ambiente educativo, no qual predomina o diálogo e aprendizagem que cada criança levará consigo por toda uma vida”, afirma.