4/9/2012 - Osasco - SP

Saúde realiza curso Introdutório de Saúde e Envelhecimento da Pessoa Idosa

da assessoria de imprensa da Prefeitura de Osasco

 

Com o objetivo de formar e sensibilizar os profissionais que atuam diretamente com o idoso, a Secretaria de Saúde de Osasco, com apoio da Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo, realizou nos dias 7, 14 e 21 de agosto o Curso Introdutório de Saúde e Envelhecimento da Pessoa Idosa.
Durante o curso, enfermeiros, técnicos de enfermagem, assistentes sociais, chefes administrativos e atendentes receberam materiais de apoio constituídos pela Caderneta de Saúde da Pessoa Idosa, Caderno de Atenção Básica do Idoso, Guia do Cuidador e Estatuto do Idoso. De acordo com Eliana Bastos, coordenadora do Programa Municipal de Saúde do Idoso, é de suma importância que estes profissionais conheçam estas informações para que possam ser multiplicadores nos equipamentos de saúde. “Os profissionais da área devem ter em mãos informações para que possam aplicar em seu dia-a-dia”, ressaltou a enfermeira.
O curso contou com a palestra de Doralice Severo, representante do núcleo da área técnica do idoso de São Paulo, que falou sobre “Mitos e Preconceitos do Envelhecimento e a Caderneta de Saúde da Pessoa Idosa”. O médico e diretor do Instituto Paulista de Geriatria, Paulo Pelegrino, abordou o tema Síndromes Geriátricas e Fragilidade. 

Os presentes puderam assistir a realização na prática da Avaliação Global do Idoso apresentado pela assistente social e gerontóloga Mônica Tobias. Ainda neste curso foram realizadas oficinas, onde os participantes discutiram e propuseram sugestões para o atendimento e acolhimento do idoso. “Todos os participantes se envolveram nas oficinas, tentando resolver os problemas de pessoas que procuram as unidades de saúde todos os dias. A ação fez com que todos os participantes parassem e refletissem sobre como atendem a população idosa”, comentou Eliana Bastos. 

 

O médico e secretário de saúde, Ewandro de Castro Ruck, comentou que Osasco possui atualmente mais de 60 mil idosos e por este motivo capacitações como esta são necessárias. “O curso acrescenta conhecimentos para os profissionais da saúde para que possam assistir com mais qualidade, promovendo saúde e o envelhecimento saudável do idoso”. 
A enfermeira da UBS José Hilário dos Santos (Piratininga), Lucimeire Lima Vasconcelos, comentou que esta capacitação enriqueceu seus conhecimentos sobre o tema já que a saúde do idoso requer maior atenção devido ao crescimento desta população. “Este curso contribuirá muito para o desenvolvimento de minhas atividades junto à pessoa idosa em meu cotidiano. Parabéns pela iniciativa e estou muito feliz por participar deste momento”, exclamou.