11/3/2013 - Osasco - SP
Secretaria de Promoção Social homenageia o Dia Internacional da Mulher
da assessoria de imprensa da Prefeitura de Osasco
Na quinta-feira, dia 7 de março, a Secretaria de Assistência e Promoção Social (SAPS), de Osasco, promoveu um grande evento no auditório do CATI (Centro de Atenção à Terceira Idade), para homenagear o Dia Internacional da Mulher, que se comemora no dia 8 de março. Na oportunidade, foi comemorado também o 8° aniversário do Centro de Referência da Mulher Vítima de Violência “Márcia Ribeiro”.
Durante o evento, foram exibidas fotos de diversas mulheres brasileiras e do exterior, que se destacaram na luta e em grandes conquistas das mulheres, como a presidente Dilma Rousseff. Foram destacados também dados sobre a violência que ainda hoje as mulheres sofrem no Brasil e no mundo.
Dentre outras autoridades, estiveram presentes o titular da SAPS, Gelso de Lima; os secretários André Santiago (Secontru); Régia Sarmento (Educação), os vereadores Antônio Toniolo (presidente da Câmara Municipal), Mazé Favarão, Batista da Comunidade e Rogério Lins, Sônia Rainho, coordenadora da Mulher e Promoção da Igualdade Racial, que representou o prefeito Jorge Lapas; Joana D´Arc, presidente do Centro de Referência da Mulher Vítima de Violência “Márcia Ribeiro”, e Carla Nascimento, representante da deputada estadual Leci Brandão, que não pode comparecer em razão de outro compromisso em São Paulo também referente ao Dia Internacional da Mulher. Na ocasião, houve também uma homenagem aos familiares de Márcia Ribeiro, representados pela sua filha Karina Ribeiro.
Falaram sobre a homenagem às mulheres e a importância do Centro de Referência, Gelso de Lima, Toniolo, Mazé, Joana D´Arc, Sônia Rainho e Carla Nascimento. Todos destacaram as lutas constantes das mulheres na busca de seus direitos na sociedade, como também a luta de Márcia Ribeiro. Para Gelso de Lima, se hoje há um número elevado de registros sobre a violência contra as mulheres, isso deve aos equipamentos de acolhimento que encorajam as mulheres a registrar queixa contra os seus agressores. “Não acredito que esses números sejam muito diferentes do passado. O fato é que hoje no Brasil, as mulheres têm encontrado mais atenção das autoridades, como aqui em Osasco e, assim, elas se sentem mais seguras para buscar os seus direitos”, disse Gelso.
Por sua vez, Sônia Rainho destacou a luta de Márcia Ribeiro e de outras mulheres que sempre tiveram coragem de romper o silêncio contra os seus agressores. “Nesse 8 de Março, devemos comemorar, sim, as muitas vitórias que as mulheres já conquistaram, mas, também é um dia de reflexão sobre tantos problemas que nós ainda enfrentamos no dia a dia, como as próprias diferenças, por exemplo, no mercado de trabalho. Mas, a luta continua e uma dessas lutas aqui em Osasco, que vamos continuar reivindicando é sobre a instalação de Casas de Abrigo da Mulher Vítima de Violência”, afirmou Sônia Rainho.