6/8/2012 - Osasco - SP

Servidores Públicos assistem curso sobre Cozinha Profissional

da assessoria de imprensa da Prefeitura de Osasco

 

A Prefeitura de Osasco, por meio da Secretaria de Administração e de seu Departamento de Recursos Humanos, promove durante os dias 3, 6, 7 e 9 de agosto o curso “Cozinha profissional feita em casa” para cerca de 50 servidores públicos municipais. A atividade é ministrada pelo consultor gastronômico, Fábio Castello, da empresa Sodexo Puras, parceira da administração. O curso é realizado no Restaurante do Servidor com o objetivo de oferecer aos participantes mais informações sobre a culinária praticada em âmbito comercial.
A coordenadora do Restaurante do Servidor, Cristina Gomes, explica que o curso é oferecido a todos os departamentos e secretarias da Prefeitura, além da Câmara Municipal. Ela explica que a ideia de oferecer o curso surgiu ainda durante a realização da I Mostra de Sabores. “Muitos tinham o interesse em melhorar suas técnicas de preparo da comida na cozinha. Pensamos em alguém que pudesse apresentar cardápios e modos de apresentação e preparos dos alimentos”, resume, dizendo que um curso semelhante já havia sido ministrado em meados de junho, mas voltado exclusivamente às merendeiras e cozinheiras da Prefeitura.
Durante o curso, Fábio apresenta aos alunos a Cozinha Fria (Garde-Manger) – saladas, entradas, molhos, frutas e frios, bem como noções de boas práticas de higiene na manipulação de alimentos; técnicas/produções culinárias: defumação; mousses salgados; canapés; picles; montagem, apresentação e decoração de tábuas de frios. “O objetivo é apresentarmos a sustentabilidade e noções da Cozinha Fria. Os alunos aprendem o manuseio adequado de frutas, cortes, utensílios, armazenamento e melhor forma de montagem no prato aliado ao custo acessível do alimento”, comenta. 
Ele ainda é pontual. “Apresentamos uma fatia da Cozinha Profissional feita em casa para amigos e familiares. É um aprendizado que o aluno vai levar para a mesa de sua casa. É a possibilidade também de oferecer um petisco mais rebuscado para visitantes, otimizar alimentos que restam na geladeira e saber finalizar de maneira elegante um prato”, explica. 
O curso tem duração total de nove horas e certificação e agradou o atendente do Fundo Social, Geraldo Cardozo, de 51 anos, que se disse estimulado com o curso. “Desde os 14 anos trabalho em cozinha de restaurante, mas sempre há algo novo para aprendermos. Existem muitas boas novidades na cozinha e vale a pena conferir”, resume.
Para Nelsina dos Santos Almeida, de 62 anos, que trabalha no Centro de Referência do Jardim Jaguaribe, a cozinha é um lugar especial. “Eu fiz um curso para cozinheira com 45 anos que mudou minha vida. Hoje trabalho na Prefeitura e graças ao que aprendi na cozinha. Posso dizer que nunca é tarde para aprender algo e mais ainda embelezar a mesa para nossa família”, conclui.