8/11/2012 - Osasco - SP

Unidade Educacional de Osasco é destaque na Globo

da assessoria de imprensa da Prefeitura de Osasco

Nesta terça-feira, 6 de novembro, o programa SPTV 2º edição, da Rede Globo, mostrou a história do pequeno Matheus Teles de Almeida, 10 anos, que sofre de miopatia miotubular, uma doença neuromuscular. O aluno, além de apresentar problemas na fala, usa ventilação mecânica continuamente e precisa de cadeira de rodas para se locomover. Essa deficiência o deixou impossibilitado de ir à escola. 
 
Por isso, a rede municipal de educação está desenvolvendo um atendimento a crianças com deficiência com assessoria do Planeta Educação e do ICI (Instituto Curitiba de Informática), com a criação da portaria n° 11/2012, que assegura o direito de muitos alunos com deficiência a voltarem a estudar.

A secretária de educação, Marinalva Oliveira, explica que os projetos desenvolvidos pela secretaria possibilitaram que Matheus pudesse acompanhar as aulas em casa, com ajuda de aparato tecnológico. “Diante do quadro da criança, conversamos com a gestão da escola e preparamos o processo do atendimento ao Matheus, que foi matriculado na EMEF Pastor Josias, no 1° ano com a professora Ana Paula Teixeira”.  Mas isso não foi suficiente para garantir que Mateus pudesse ter um ensino regular como os outros alunos, pois segundo sua mãe o desejo dele era frequentar a escola.

Na sala de aula da escola, foram instalados um aparelho datashow, uma webcam e dois laptops. Na casa do garoto foi entregue um laptop e uma webcam para que, através do Skype, o aluno finalmente acompanhasse as aulas, como se estivesse na escola. Assim, desde setembro, Mateus acompanha as aulas diariamente em sua residência.

A dona de casa Lilba Carla Cardoso Teles de Almeida, mãe de Matheus, conta que seu filho está progredindo. “Com as aulas, ele aprendeu a ouvir outras pessoas sem interrompê-las. Percebo que agora interage com a sociedade, além de aprender a somar, escrever e ler. Também fez sua primeira excursão ao Zoológico com os novos amiguinhos. Estou orgulhosa”, concluiu a mãe.

A Educação de Osasco trabalha para que a deficiência não seja vista como um fator impeditivo e de alienação da criança no meio educativo onde ela está inserida, “e deve sim ser um ponto de partida para formulação de estratégias que garantam o direito a educação. Isso é o que tem acontecido com o Mateus, que, independentemente de suas limitações, tem conseguido receber uma educação de qualidade”, concluiu Marinalva Oliveira.

Animais, sol e diversão: Matheus visita o Zoológico com alunos da EMEF Pastor Josias

Os mais de 3.200 animais do Zoológico de São Paulo tiveram a visita de uma turma muito animada na última terça-feira, dia 30 de outubro. O grupo de alunos saiu bem cedo da escola Pastor Josias rumo ao Jardim Zoológico, um dos maiores espaços de concentração de espécies de animais da América Latina, e conheceram o seu amigo Mateus.

O pequeno Gustavo Carlos de Goes e Maria Eduarda da Silva relataram que seu novo amigo “é simpático, consegue se comunicar e contagia com sua alegria a todos que o conhecem”. O passeio serviu também como oportunidade de troca de experiências entre todos que estiveram no local: alunos, familiares, equipe de professores e a coordenadora pedagógica.

Não faltaram atividades para os alunos do grupo, que tiveram a chance de percorrer as trilhas e espaços dos 824.529 m² da Mata Atlântica, que compõem a biosfera do Zoológico. O vigilante Paulo Cezar de Almeida, pai do Matheus relata durante a excursão que não teria palavras para descrever a emoção de acompanhar seu filho. “Para sempre esse passeio ficará marcado em minha memória. Tenho certeza da alegria que meu filho está sentindo. Foram raros os momentos em que pudemos passear em família e nos divertir com o nosso filho”, comentou.

Confira a matéria no SPTV2ª edição acessando neste link: http://globotv.globo.com/rede-globo/sptv-2a-edicao/v/escola-publica-de-osasco-da-apoio-para-aluno-especial/2228391/