Quinta-Feira, 25 de Abril de 2024

Super DOGUS - Gratuito

Mais lidas da semana

28/8/2019 - Osasco - SP

Morador do Portal D´Oeste torna-se, oficialmente, cidadão osasquense




da assessoria de imprensa da Câmara de Osasco

A Zona Norte de Osasco esteve em festa na noite da última sexta (23). Na sede da Câmara Municipal, o Senhor Joaquim Rodrigues de Miranda foi homenageado pelo Poder legislativo, e recebeu a maior honraria que uma pessoa não nascida na cidade pode receber, o Título de Cidadão Osasquense.

A História

Ao mudar-se para o bairro do Portal D´Oeste, em 1977, o homenageado deparou-se com um local que não recebia a devida atenção do poder público. A infraestrutura do bairro não permitia que os moradores recebessem água, luz ou o caminhão de coleta de lixo. A água utilizada era proveniente de poços artesianos abertos pelos próprios moradores. Além disso, as instalações nas vias públicas apresentavam precariedade e riscos à população.

Diante da expansão do bairro e da chegada de novos moradores, o Senhor Joaquim juntou-se aos vizinhos e formou comissões responsáveis por reivindicar melhorias ao local. Esteve presente em todas as ações e manifestações que proporcionaram as melhorias.

As comissões encabeçadas pelo Senhor Joaquim conseguiram diversas benfeitorias, entre elas: água potável nas torneiras, energia elétrica nas residências, iluminação nas vias públicas, rede de águas pluviais, guias e sarjetas, linhas de ônibus, instalação de igrejas e outras.

Atualmente é o presidente da Associação Amigos de Bairro do Portal I. Continua atuante, trabalhando pelo bairro e pelos moradores.

A Homenagem

Em reconhecimento ao trabalho, ao esforço e à dedicação de Joaquim Rodrigues, o Vereador Cláudio da Locadora (PV) apresentou Projeto de Decreto Legislativo, propondo a concessão de Título de Cidadão osasquense. Os vereadores acataram a solicitação e aprovaram, de forma unânime, a homenagem.

O Evento

Com o Plenário Tiradentes repleto de amigos, vizinhos e admiradores, o morador mais ilustre do Portal D´Oeste foi ovacionado e recebeu o carinho de todos os presentes e das autoridades osasquenses.

Já no início da solenidade, a apresentação de um vídeo com depoimentos dos filhos e amigos tomou o Plenário de emoção. As mensagens mostraram o quanto o homenageado é querido e respeitado por todos. Palavras como honra, respeito, dedicação e amor foram constantemente usadas nos depoimentos.

Em vídeo, a filha Algemira Barbosa de Miranda falou sobre a dedicação à família, da luta na criação dos cinco filhos e da importância da Associação na vida do Seu Joaquim. “Eu costumo dizer que a Associação é o sexto filho do meu pai, o filho mais novo, o que mais precisa de atenção. A vida dele é a Associação”.

Na tribuna, a filha Alessandra Barbosa do Nascimento afirmou que a imagem do pai se confunde com o bairro Portal D´Oeste. “As lembranças que eu tenho do meu pai é de vê-lo nos finais de semana andando pelas ruas e atendendo às reivindicações, às causas do bairro e da Associação. Até hoje, esse é o dia a dia dele”. E continuou: “Ele é 70% comunidade, 30% família. Ele tem amor pela sociedade, e não é um ato político, é um ato em favor do próximo”.

Uma das surpresas do evento foi a presença do Presidente da CMTO – Companhia Municipal de Transportes de Osasco, Jair Anastácio, que demostrou sua admiração pelo homenageado e elogiou sua garra e persistência. “Ele está frequentemente no meu gabinete, sempre pedindo algo, sempre querendo melhorias. Mas, nunca pede para ele, é sempre para o bairro. Pede ônibus, van, mudanças de linhas. Sempre pedindo, sempre lutando pelo bairro”.

O Vereador Cláudio da Locadora emocionou-se ao usar a tribuna. Para ele, a vida do Seu Joaquim é exemplo de amor ao próximo, ao bairro, à Associação e aos filhos e amigos. “Eu sempre vejo o Seu Joaquim trabalhando pelo bairro, carregando material, distribuindo leite, correndo pra cima e para baixo, lutando por todos, distribuindo amor”, afirmou.

“Nosso bairro é muito carente. Nós atendemos 112 mães todas as terças e todas as quintas. É um povo carente, que necessita de ajuda. A nossa comunidade é muito pobre”. Assim, o homenageado justificou o seu trabalho e a sua dedicação ao bairro.

Após contar um pouco sobre a história da Associação, Seu Joaquim, demonstrando toda a sua humildade, dividiu os méritos das vitórias com seus companheiros e com os moradores do bairro. Para o homenageado, é necessária a união para alcançar melhorias para o bairro.

Joaquim Rodrigues de Miranda encerrou sua participação fazendo cobranças ao poder público sobre linhas de ônibus, obras de saneamento e de infraestrutura. “O Prefeito vai atender aos nossos pedidos, tenho certeza disso”, finalizou.



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Osasco Fácil.


Enviar esta notícia por email



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.