Quarta-Feira, 21 de Agosto de 2019

12/8/2019 - Osasco - SP

Osasco adota projeto voltado ao aprendizado na pré-escola




da assessoria de imprensa da Prefeitura de Osasco

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Texto: Kelly Cerqueira

Imagens: Gustavo Carvalho

Com o compromisso de garantir a oferta de conteúdos que promovam o desenvolvimento integral da criança na pré-escola, a Prefeitura de Osasco, por meio da Secretaria de Educação acaba de implantar o Projeto Criamundi, desenvolvido para apoiar as aprendizagens essenciais esperadas para os estudantes de 5 anos matriculados na rede municipal de ensino. As bases deste projeto estão em conformidade com as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil.

Na avaliação do prefeito Rogério Lins, com este projeto o município estabelece novos parâmetros de qualidade na educação infantil. “Nosso governo está garantindo recursos que são essenciais para que a gestão municipal cumpra seu papel de promover mais qualidade na aprendizagem e que as crianças se sintam mais seguras e preparadas para enfrentar os desafios que encontrarão no ensino fundamental”.

O Projeto Criamundi beneficia todos os alunos e professores da pré-escola. Por meio da ação, eles receberam no segundo semestre o conjunto de material de aprendizagem “Mundos do Zé”, que reúne livros, álbuns de arte, fantoches, entre outros, organizados para aproximar a criança das linguagens artística, literária e visual. São recursos que abrem espaço para a contação de histórias e expressão de ideias e sentimentos, e que incentivam novas descobertas e estimulam a autonomia na execução de tarefas cotidianas das crianças, como escovar os dentes e pentear os cabelos.

Para o secretário de Educação, José Toste Borges, o projeto também valoriza o diálogo com os professores da educação infantil por meio de ações de formação que orientam os docentes a utilizar os recursos em sala de aula em atividades e vivências com as crianças. “Além das oficinas de formação, os docentes ainda contam com um guia para educadores, que traz informações sobre o desenvolvimento infantil, propostas pedagógicas para utilização dos recursos e sugestões de acompanhamento dos avanços dos estudantes”, conclui.

Para integrar as famílias dos estudantes neste processo, o projeto prevê momentos de conversa entre os gestores escolares e os pais e responsáveis para apresentar informações sobre o universo infantil, os materiais e as propostas de atividades conjuntas para desenvolver com as crianças. Além disso, as famílias recebem um suplemento que fornece sugestões de ações e procedimentos que fortalecem os laços afetivos com a criança, ao mesmo tempo em que estimula a participação dos adultos em todas as etapas do desenvolvimento.



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