Sexta-Feira, 19 de Abril de 2024

Super DOGUS - Gratuito

Mais lidas da semana

5/11/2012 - Osasco - SP

Osasco realiza teste rápido de HIV




da assessoria de imprensa da Prefeitura de Osasco

De 19 a 30 de novembro, inclusive no sábado (24), a Secretaria de Saúde de Osasco realizará mais uma campanha “Fique Sabendo” em Osasco. A “Fique Sabendo” é uma mobilização estadual de incentivo ao teste de aids e tem como objetivo conscientizar a população sobre a importância da realização do exame.

Os exames serão ofertados das 8h às 13h em 14 Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Osasco, além do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) em DST/AIDS que fica na Policlínica Zona Sul, localizado na Rua da Saudade, nº100. As UBS que vão participar da Campanha são: UBS Piratininga, Munhoz I, Rochdalle, Jardim Aliança, Ayrosa I, Jd. Veloso, Vila Yolanda, Quitaúna, Jardim D`Abril e Santo Antonio. No sábado, dia 24/11, participarão da Campanha as UBS do Padroeira, Santa Maria, Helena Maria, Baronesa e o CTA.

Ewandro de Castro Ruck, médico e secretário de Saúde de Osasco, enfatizou que a mobilização pretende ampliar o acesso ao diagnóstico do HIV, tema importante na agenda do enfrentamento da epidemia de AIDS. “É importante que a população participe da campanha, especialmente quem já iniciou a vida sexual e nunca fez o exame do HIV, que é sigiloso e gratuito”, orientou.

Pesquisas do Ministério da Saúde mostram que existem em torno de 200 mil pessoas no Brasil que vivem com HIV e não sabem. Outro dado importante é que a maior causa de mortalidade por AIDS é o diagnóstico tardio, ou seja, as pessoas descobrem a infecção pelo HIV quando já estão doentes, o que dificulta o reestabelecimento pleno das funções de seu organismo. Sendo assim, a campanha Fique Sabendo pretende propiciar o acesso dos cidadãos ao diagnóstico do HIV, que é um direito de todos. “Nós, do Programa Municipal de DST/AIDs/Hepatites de Osasco queremos contribuir para garantia deste direito”, exclamou Juliana Baracat, coordenadora do Programa.



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Osasco Fácil.


Enviar esta notícia por email



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.