Quinta-Feira, 25 de Abril de 2024

Super DOGUS - Gratuito

Mais lidas da semana

22/4/2019 - Osasco - SP

Osasco terá encenação do “Auto da Paixão - Via Sacra Dolorosa”




da assessoria de imprensa da Prefeitura de Osasco

Texto: Inacio Loiola

Foto: Ismael Franscisco

 Osasco_1555525111_[12]

A Prefeitura de Osasco, por meio da Secretaria da Cultura, apresentará nos dias 17, 18 e 19/4, às 20 horas, por ocasião dos festejos da Semana Santa, a encenação do mais popular drama religioso: “Auto da Paixão - Via Sacra Dolorosa”, encenado pelo Grupo de Cultura Popular Lira dos Autos, na Escola de Artes César Antônio Salvi (Rua Tenente Avelar Pires de Azevedo, 360, Centro). A entrada é gratuita.

Inspirado nas tradições que narram a trajetória de Jesus desde o seu batismo à crucificação e à ressurreição, a história será contada e cantada com os lamentos de Verônica, personagem típico nas procissões do Senhor morto em cidades brasileiras.

O grupo mostra de forma não tradicional a história mais conhecida universalmente, com a base do teatro de rua, levando o espectador a uma vivência e experiência única, tanto em aproximação da história, quanto em relação a análise crítica e comovente da trajetória de Jesus; resgatando cantos e danças populares, como Maculelê, Boi, Ciranda, Festas do Divino e elementos circenses, fortalecendo as tradições folclóricas e populares brasileiras.

Nesta montagem, diferente dos outros espetáculos já encenados, o “Auto da Paixão – Via Sacra Dolorosa” explora a interpretação dramática dos atores, utilizando do espaço cênico, em que o público se move conforme as cenas do espetáculo, colocando o público como parte da história.

O espetáculo “Auto da Paixão - Via Sacra Dolorosa” tem duração de 80 (oitenta) minutos e se resume aos quadros da passagem de Jesus, contado por Verônica.

Do encontro com João Batista que é revelado a chegada do Messias, a história que vem permeando o século, se desenvolve nas passagens bíblicaso sofrimento de Cristo no deserto, a última Ceia, sua angústia no Monte das Oliveiras, seu sofrimento ao carregar a cruz, sua crucificação e finalmente, a ressurreição. E termina com o “Estandarte” que representa simbolicamente o Cristo Ressuscitado.

O roteiro pré-determinado conta com músicas compostas por Genivaldo de José, criadas de acordo com cada quadro montado, buscando inspiração dos cânticos tradicionais e canções populares que se permeiam desde o repente ao blues americano.

Mais sobre o espetáculo e sobre o Grupo Lira dos Autos:

http://youtu.be/GAtcfgQZ9iU

https://youtu.be/21AO8cx6-WU

Grupo Lira dos Autos

O Grupo de Cultura Popular Lira dos Autos surgiu em 2000, inicialmente com alunos da Escola de Artes Cesar Antônio Salvi, em Osasco, tendo como idealizador o diretor, ator e professor: Genivaldo de José, que levou ao Calçadão o espetáculo: “Auto de Natal”. Sua primeira concepção mesclava encenação tradicional com o experimental, realizado em um trio elétrico, desde então apoiado pela Secretaria de Cultura de Osasco.

Com a aceitação dos espectadores, o trabalho obteve uma segunda concepção cênica, com a inclusão de danças populares do nordeste.

A partir de 2005 o grupo ganhou corpo com profissionais em dança, música e interpretação. Em 2006 o grupo apresenta as tradições do santo casamenteiro nas épocas juninas com o espetáculo “Fulana dos Três Santos”, que conta a saga da jovem que pede aos Santos (São João, São Pedro e Santo Antônio) um casamento.

Em 2010, o espetáculo “Auto de Natal” foi premiado no Festival Estadual de Teatro, em Santa Barbara d´Oeste, como Melhor Espetáculo, Direção, Coreografia, Sonoplastia e Figurino, ano em que o grupo comemorava 10 anos de existência.



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Osasco Fácil.


Enviar esta notícia por email



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.