Sábado, 20 de Abril de 2024

Super DOGUS - Completo

Mais lidas da semana

16/1/2018 - Osasco - SP

Papa-Entulho recolhe 180 mil quilos de resíduos nos primeiros dias de ação




da assessoria de imprensa da Prefeitura de Barueri

 

Instituído pela lei municipal 2.580, de 5 de dezembro de 2017, o serviço de coleta residencial de entulho, chamado de Papa-Entulho, recolheu em Barueri – até a última semana – 120 big bags com restos de materiais de construção, madeiras ou cacarecos, ou seja, aproximadamente 180 mil quilos de entulho.

Gratuito, o serviço social iniciado neste ano é prestado por meio de empréstimo dos big bags, os sacos flexíveis com capacidade para armazenar até 1.500 quilos de resíduos que podem ser solicitados à Secretaria de Serviços Municipais (SSM), pelo telefone 4162-7300 ou e-mail ssm@barueri.sp.gov.br.

Ao receber o big bag, o morador assina um termo de uso e devolução. O equipamento é recolhido pelo caminhão do Papa-Entulho após três dias úteis ou quando estiver cheio.

No geral, até o momento, foram feitos 434 pedidos dos sacos flexíveis à SSM. O objetivo é conscientizar a população sobre o perigo de entulhos e cacarecos em ruas e calçadas e eliminar os considerados pontos viciados. A lei municipal 2.482/2016 prevê multa em casos de descarte irregular. 

O serviço já começa a surtir efeitos positivos. Moradores como Maria Luciete dos Santos, do Jardim Silveira, destacam a iniciativa. “Liguei para pedir informações, porque sei que é proibido jogar entulho na rua. Fiquei sabendo do serviço, gostei e fui bem atendida. Vou solicitar novamente e já estou avisando outras pessoas que precisam. É muito bom e mantém a cidade limpa.”  

O que vai ao saco
Em cada big bag é permitido colocar somente resíduos de construção residencial, cacarecos ou inservíveis e madeiras. Lixo orgânico não é recolhido, assim, também, como materiais que estiverem fora do equipamento.  

O big bag deve ser colocado na calçada em frente à residência, de maneira que não atrapalhe a circulação de pedestres, e não pode ser transportado para utilização em outro endereço.

Vale destacar que para quantidade acima de 1.500 quilos, o morador deve contratar uma caçamba particular. O serviço é social e não está disponível para indústrias, comércios, prédios (comerciais ou residenciais) e conjuntos residenciais. 



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Osasco Fácil.


Enviar esta notícia por email



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.