Sexta-Feira, 19 de Abril de 2024

Super DOGUS - Completo

Mais lidas da semana

15/7/2019 - Osasco - SP

Pessoas em situação de rua visitam Pinacoteca




da assessoria de imprensa da Câmara de Osasco

Osasco_1562962075_[21]

Oito pessoas em situação de rua experimentaram sexta-feira, 12, o verdadeiro sentido da palavra inclusão. Pela primeira vez em suas vidas colocaram os pés no prédio da Pinacoteca de São Paulo, museu da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado, na capital (Praça da Luz, 2), para conhecer as instalações do edifício e o que o espaço oferece em termos de atividades culturais, como as tradicionais exposições.

No segundo andar do edifício, por exemplo, puderam conferir obras da exposição “A linha como direção”. Com curadoria do Núcleo de Pesquisa do museu, a mostra apresenta 12 esculturas e relevos pertencentes ao acervo da Pinacoteca, que tem em comum o fato de apoiarem-se no elemento geométrico da linha para criar sua espacialidade, retendo, de maneira direta ou indireta, alguns dos questionamentos propostos pelo construtivismo no início do século XX. 

A visita ao museu foi promovida conjuntamente pela equipe do Consultório na Rua, da Secretaria de Saúde, e a Secretaria de Assistência Social. No início deste ano, funcionários da Atenção Básica participaram, por um mês, de curso oferecido pela Pinacoteca com o tema “Arte como Reinserção”, cujo objetivo foi capacitar e fazer com que esses profissionais difundam a ideia de que a arte também é um agente transformador na vida de todo cidadão, independemente de sua condição social.

A ideia é fazer com que os agentes de saúde levem essa mensagem às pessoas em situação de rua e ao conjunto da sociedade, com ações informativas também dentro das Unidades Básicas de Saúde (UBSs).

Ricardo Estevão Coelho Resende, que está em situação de rua desde o final do ano passado e é um dos que recebem acolhimento em um dos albergues da cidade, gostou da experiência. “Já gostava de arte, mas é a primeira vez que venho à Pinacoteca. Foi uma experiência interessante”.

A Pinacoteca do Estado é um dos mais importantes museus de arte do Brasil e ocupa edifício construído em 1.900, no Jardim da Luz, no Centro de São Paulo, projetado por Ramos de Azevedo e Domiziano Rossi para ser a sede do Liceu de Artes e Ofícios.



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Osasco Fácil.


Enviar esta notícia por email



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.