Terça-Feira, 23 de Abril de 2024

Super DOGUS - Gratuito

Mais lidas da semana

8/5/2019 - Osasco - SP

Plenário reprova prestação de contas do município referente a 2015




da assessoria de imprensa da Prefeitura de Osasco

Nesta segunda-feira (29), a Câmara Municipal de Osasco votou pela reprovação das contas do município referentes ao exercício de 2015. Os vereadores acataram o parecer do Tribunal de Contas do Estado (TCE), que apontou o descumprimento da determinação constitucional de destinar pelo menos 25% do orçamento público para a Educação. O Prefeito na época era Jorge Lapas (PDT).

De acordo com os cálculos do órgão, naquele ano Osasco aplicou 21,44% das receitas de impostos e transferências na manutenção e desenvolvimento do ensino.

O TCE apontou que a prestação de contas do município incluiu no cálculo das despesas obrigatórias atividades que não são enquadradas como gastos educacionais pela Lei de Diretrizes e Bases.

Entre as despesas desconsideradas estão os valores aplicados no programa “Escola o Tempo Todo”, que promove oficinas, palestras, cursos e passeios para os alunos da rede pública. Na interpretação do tribunal, como essas atividades eram realizadas fora do horário de aula, são classificadas como extracurriculares e não podem ser incluídas no cálculo do piso constitucional.

Essa é a terceira vez que os vereadores de Osasco rejeitam as contas da gestão Lapas: as prestações referentes a 2013 e 2014 também foram reprovadas.

O Projeto de Decreto Legislativo (PDL) 12/2019, que reprova as contas do Município em 2015, foi aprovado mesmo recebendo apenas sete votos a favor e dez contrários. Isso porque o Regimento Interno determina que para rejeitar o parecer do TCE é preciso o voto de dois terços da Câmara (14 vereadores).



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Osasco Fácil.


Enviar esta notícia por email



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.