Quarta-Feira, 23 de Outubro de 2019

14/9/2012 - Osasco - SP

Prefeitura de Osasco oferece internet social e gratuita




da assessoria de imprensa da Prefeitura de Osasco

 

O prefeito em exercício, Faisal Cury, assinou na tarde desta quinta-feira, 13 de setembro, em seu gabinete, um documento que oficializa a parceria entre a Prefeitura de Osasco e a empresa de tecnologia Horizons, conveniada a Google e à Alcatel-Lucent, para o oferecimento da internet social e gratuita para toda população de Osasco.
De acordo com o diretor do Departamento de Tecnologia da Informação da Prefeitura de Osasco, Alex Soares de Oliveira, o documento permite que a internet entre em fase de testes já nos próximos dias. “Há um tempo foi aprovado um projeto de lei pela Câmara Municipal autorizando a Prefeitura a firmar parceria com uma empresa privada que disponibilizasse o sinal de internet social e gratuita. A partir da sinalização positiva da Casa Legislativa, a Prefeitura fez então um chamamento público às empresas interessadas em disponibilizar a tecnologia a custo zero para a administração pública. A Horizons, então, se candidatou e instalou, nos últimos meses, 120 antenas Wi fi, internet sem fio, na cidade de Osasco. Antes, porém, vale lembrar que a empresa fez o cadastro e a homologação na Prefeitura de intenção de prestação dos serviços gratuitos. Com a assinatura do documento pelo prefeito temos amparo legal para que as antenas possam ser ligadas e o serviço funcione”, explicou.
A população de Osasco terá à disposição uma rede de 64KBPs (Kilobytes por segundo) de velocidade. “Nosso objetivo é chegar aos bairros mais distantes da cidade, onde não há oferta de internet. Pensamos que cerca de 100 mil pessoas possam aderir os serviços da internet social e gratuita em Osasco. Muitas pessoas, mesmo com baixa renda, possuem aparelhos smartphones e poderão usufruir desse benefício”, explica Alex. O serviço, que entra em fase de testes, deverá possibilitar, por exemplo, a impressão de segunda via do IPVA, verificar o parcelamento de multas, dentre outros serviços de interesse público.

O objetivo da Prefeitura não é estimular a competição com nenhuma das operadoras que oferecem internet, mas possibilitar o uso da ferramenta com caráter de inclusão social, bem como disseminá-la para o maior número possível de munícipes. “O chamamento público está aberto para outras empresas de tecnologia que queiram expandir e oferecer a internet social e gratuita em benefício da população”.  

 



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Osasco Fácil.


Enviar esta notícia por email



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2018, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.