Sábado, 20 de Abril de 2024

Super DOGUS - Completo

Mais lidas da semana

3/2/2020 - Osasco - SP

Prefeitura disponibiliza CID Móvel para emissão da Carteira de Trabalho Digital




da assessoria de imprensa da Prefeitura de Osasco

A Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) passou a ser digital. Para atender a essa nova determinação do Governo Federal (Portaria nº 1065, de 23/9/19), a Prefeitura de Osasco, por meio da Secretaria do Emprego, Trabalho e Renda (SETR), não fará mais a emissão do documento físico nos Portais do Trabalhador, mas disponibilizará o acesso gratuito à internet nas unidades dos Centros de Inclusão Digital (CIDs) para quem deseja emitir a nova Carteira e não tem acesso à rede.

Os interessados devem procurar o CID mais próximo da sua residência, somente às sextas-feiras, das 8h às 17h, porque nos outros dias da semana (segunda a quinta) funciona o curso de Informática Básica nas unidades. Quem já usa a internet pode ter acesso ao documento facilmente, inclusive pelo celular.

Para obter a CTPS, o cidadão precisa acessar o site www.gov.br/trabalho, ter registro no Cadastro de Pessoa Física (CPF) e também estar cadastrado na plataforma de autenticação do governo federal (acesso.gov.br).

A nova CTPS traz inúmeras vantagens ao trabalhador. Além do sistema ser toda informatizada, evitando possíveis fraudes do documento, o cidadão terá acesso a sua vida laboral nas palmas das mãos, baixando o Aplicativo da Carteira de Trabalho Digital na Play Store, disponível em sistema Android ou iOS.

Informações como abono salarial, saldo do FGTS, seguro desemprego, contribuições previdenciárias, folha de pagamento, registros de empresas em que trabalhou, entre outros, serão feitas eletronicamente pelas empresas através do sistema e-Social e disponibilizadas no APP.

A nova carteira digital substitui o documento em papel, porém ele continua válido. O Ministério do Trabalho recomenda que o trabalhador que tem o documento físico o guarde para casos em que seja preciso comprovar o tempo de serviço ou nos casos de empregadores que não utilizam o sistema eSocial.

Sobre a CTPS

A Carteira de Trabalho é um documento obrigatório para o exercício de qualquer emprego. Sua emissão é feita pelo Ministério da Economia. Nela ficam contidos todos os registros da vida laboral do trabalhador, sendo sua garantia de acesso aos direitos trabalhistas previstos em lei.

Serviço

Confira as 11 Unidades dos CIDs em Osasco:

1. CID Biblioteca Monteiro Lobato (avenida Marechal Rondon, 260, Centro)

2. CID Bonança (Rua Doutor Miguel de Campos Jr., s/nº)

3. CID UAPO (Rua Minas Bogasian, 97, Vila Osasco)

4. CID Olaria do Nino (Praça Sabanta, s/nº)

5. CID Vicentina (Rua Antônio Russo, 67)

6. CID CAPS Adulto (Avenida Sport Club Corinthians Paulista, 191, Km 18)

7. CID Veloso (Avenida Sarah Veloso, 299)

8. CID Padroeira (Avenida Padroeira, s/nº)

9. CID Saramago (Avenida João de Andrade, 1355)

10. CID Fatec (Rua Pedro Rissato, 30, Vila dos Remédios)

11. CID CATI (Rua Dom Ercílio Turco, 180 - antiga Rua da Saudade)

Mais informações na SERT através do telefone: 11 3653-1133



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Osasco Fácil.


Enviar esta notícia por email



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.