Quarta-Feira, 18 de Julho de 2018

13/9/2012 - Osasco - SP

Profissionais do Samu recebem certificação do Ministério da Saúde




da assessoria de imprensa da Prefeitura de Osasco

 

Na última terça-feira, 4 de setembro, profissionais do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192) de Osasco se formaram no Curso de Capacitação para Profissionais de Atendimento Pré-Hospitalar Móvel, no Centro de Eventos Pedro Bortolosso. Promovida pelo Ministério da Saúde e Hospital Alemão Oswaldo Cruz de São Paulo, em parceria com a Prefeitura de Osasco, a capacitação teve como objetivo padronizar o atendimento pré-hospitalar em todo país, em conformidade com as diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS) e da legislação vigente, além de apresentar novas técnicas e protocolos assistenciais no suporte básico de vida.
Em uma solenidade cheia de emoção e ao som da Orquestra Sinfônica do Conservatório Villa Lobos, 70 formandos entre condutores e técnicos de enfermagem do Samu foram homenageados pela conclusão do curso composto por 175 horas em 16 módulos com temas abordados de formas prática e teórica. As aulas foram ministradas por enfermeiros do Samu de Osasco capacitados pelo Hospital Oswaldo Cruz e contou com simulação de atendimento em bonecos. “Com o treinamento, os profissionais do Samu de Osasco foram preparados para o socorro e atendimento pré-hospitalar de urgência, de forma a evitar o agravamento da saúde da vítima, o que aumenta e muito a sobrevida do paciente”, destacou o médico e secretário de saúde, Ewandro de Castro Ruck. Ainda agradeceu ao prefeito Emidio de Souza pelo empenho e realizações na área da saúde e comentou sobre a aquisição de mais macas de urgência e emergência para o Hospital Municipal Central de Osasco o que contribuirá na recepção dos pacientes levados pelo Samu. “Sempre vai ter mais por fazer na área da saúde, mas estamos no caminho certo e sabemos o quanto o prefeito investiu na saúde do município. A organização, a qualidade na prestação de serviço e a infra-estrutura que Osasco possui juntamente com a constante qualificação dos servidores é o que faz diferença na hora de salvar vidas”, exclamou.

 

O Samu resgata por ano quase 20 mil pessoas, que se projetado ao longo de 7 anos de existência, resulta em mais de 100 mil atendimentos. De acordo com  o prefeito Emidio de Souza, o serviço, criado no começo de sua gestão possui resultados excepcionais. “O trabalho nobre do Samu é muito respeitado pelo povo de Osasco e hoje faz parte da vida das pessoas, “Muitos que tiveram a vida salva pelo Samu provavelmente não sabem o nome de quem as salvou, mas reconhecem o trabalho e o papel que cada um de vocês desempenhou em suas vidas”, frisou. Emidio ainda ressaltou que capacitações como esta trazem melhorias em diversos aspectos para a população. “Agora, estes servidores terão um melhor desempenho, com mais qualidade e agilidade no atendimento e isto faz toda a diferença na hora de salvar uma vida. Tenho muito orgulho deste serviço e agradeço pelo trabalho de cada um”, concluiu o prefeito.
Francisco Rodrigues, coordenador geral do Samu, comentou que o curso visou qualificar e desenvolver as competências e habilidades dos condutores e técnicos de enfermagem para o enfrentamento das urgências e emergências referentes a diversos agravos, além de conscientizar os profissionais envolvidos quanto à importância de aprimorar o atendimento do serviço. “Nós como Coordenadores do SAMU estamos cada vez mais felizes, pois nosso intuito do treinamento era de capacitar e garantir a melhoria do atendimento realizado aos munícipes, com isso tivemos a honra de presenciar a melhoria nos atendimentos em relatos colhidos da população”, explicou.
Já o coordenador médico do Samu, Adilson Pimentel, ressaltou a parceria entre os profissionais que revezavam entre a qualificação e o atendimento à população. “O grande mérito desta turma foi que houve um intenso trabalho de equipe para que enquanto uns estudavam os outros continuavam a atender a população prezando pela mesma qualidade e prontidão. Por isto, esta formatura é especial”, festejou.
A enfermeira e representante do Hospital Alemão Osvaldo Cruz, Rose Souza, falou sobre os bons resultados gerados pela parceria de três anos com o Ministério da Saúde. “Quem tem muito a ganhar é a população de Osasco, já que a partir de agora ela conta com profissionais diferenciados e mais qualificados”, sublinhou. 
Para a coordenadora de enfermagem do Samu, Cintia Cristina da Silva Vasconcelos, responsável pela capacitação e paraninfa da turma, a capacitação visou qualificar e desenvolver a competência dos profissionais. Além disso, parabenizou os formandos pelo empenho e por acreditarem na capacitação. “Vocês foram peças fundamentas, pessoas que abraçaram a causa e só foi possível a conclusão do curso pelo empenho de cada um de vocês”, se emocionou Cintia. Ao final da cerimônia os participantes receberam certificados de conclusão de curso e os ministrantes das aulas, bem como os viabilizadores da atividade, foram homenageados. 

 

 

 



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Osasco Fácil.


Enviar esta notícia por email



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2018, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.