Domingo, 22 de Outubro de 2017

27/7/2012 - Osasco - SP

Secretaria da Cultura de Osasco participa de encontro no Uruguai




da assessoria de imprensa da Prefeitura de Osasco

Entre os dias 18 e 21 de julho, a Secretaria da Cultura de Osasco, representada pelo secretário Luciano Jurcovichi, participou da primeira reunião anual da Unidade Temática de Cultura (UTC) da Rede de Mercocidades, que aconteceu nas cidades de Trinidad e San José de Mayo, no Uruguai.

No encontro, que teve como tema “A Cultura como elemento integrador dos povos”, foram apresentadas as experiências culturais desenvolvidas por cidades que compõem a UTC com relação às políticas de preservação da memória e do patrimônio histórico, comunicação, eventos, literatura e gestão.

Durante a apresentação da cidade de Osasco, o secretário Luciano falou sobre o I Encontro Brasil-Chile de Arte Urbana, realizado em 2011, resultado de um intercâmbio entre artistas de Osasco e Santiago, no Chile, e sobre a constituição do Conselho Municipal de Política Cultural, o ComCultura. “Nossa participação foi muito bem recebida, sobretudo no que diz respeito ao Conselho como uma ferramenta essencial para a democratização da cultura. O tema despertou interesse de implantação em outras cidades, em particular San Martín, na Argentina”, disse.

Também foram iniciadas tratativas para eventuais parcerias entre Osasco e algumas cidades participantes do encontro. Com Valparaíso, no Chile, foi discutida a possibilidade de intercâmbio a partir de dois eixos: Memória e Arte Urbana. A primeira com o objetivo de resgatar a história de osasquenses perseguidos pela ditadura, que buscaram exílio no Chile na década de 1970. Já a Arte Urbana é uma das principais atividades realizadas na cidade chilena, e que a Secretaria da Cultura de Osasco tem buscado fomentar.

A Unidade Temática Cultura é um dos fóruns de discussão da Rede de Mercocidades, instituição que trabalha na integração dos governos locais do Cone Sul para a promoção de intercâmbios em diversas áreas e da qual Osasco é signatária. Com relação à Cultura, o objetivo é a elaboração de um plano comum de desenvolvimento cultural e intercâmbio artístico entre as diversas comunidades e com a região, promovendo uma grande circulação de ideias e atividades, apoiadas em um pensamento público.

Participaram do encontro mais de 30 cidades do Brasil, Uruguai, Venezuela e Argentina, (integrantes do Mercado Comum do Sul - Mercosul), além de Chile e Colômbia. Esta é a terceira vez que a Secretaria da Cultura de Osasco participa das reuniões da UTC. Os encontros são realizados duas vezes ao ano e o próximo está previsto para acontecer em Quilmes, na Argentina, de 26 a 30 de novembro de 2012.



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Osasco Fácil.


Enviar esta notícia por email
Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2017, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.