Domingo, 28 de Abril de 2024

Super DOGUS - Completo

Mais lidas da semana

2/7/2012 - Osasco - SP

Secretaria de Educação de Osasco oferece cursos de Arte Contemporânea para professores




da assessoria de imprensa da prefeitura de Osasco

A Secretaria de Educação de Osasco, em parceria com a Bienal de São Paulo, está realizando cinco encontros no Curso de Arte Contemporânea – “Produção coletiva de sentidos” para professores de Osasco. Este curso acontece no Centro de Formação dos Profissionais da Educação de Osasco.

O curso de Arte Contemporânea é realizado de forma dialógica, cujo objetivo é propor reflexões que levem em consideração as experiências pessoais de cada participante como formas de aproximação com a arte.

 Alguns encontros contam com ações poéticas, são nestas experiências estéticas que o conteúdo discutido é posto em questão. As ações oferecem outra forma de compreensão da arte são realizadas experiências como: construção de infláveis de lona, teias de tecidos e mapas conceituais, que propõem o deslocamento e estimulam a percepção.

Os encontros de formação têm duração de três horas e neles os palestrantes procuram proporcionar um ambiente de trocas e diálogos, em uma tentativa de aproximar os professores da arte contemporânea, com demais artistas, e um contato direto com as obras que estarão expostas na 30° Bienal – A iminência das poéticas.

Segundo Juliana Duarte, responsável pelas relações externas do Educativo, o Curso de Formação para professores sempre fez parte da programação, mas se intensificou na 29ª - Bienal, quando a curadora do Educativo, Stela Barbieri assumiu. “Em 2010 atendemos aproximadamente 35 mil professores e educadores sociais. Esse ano, até agora, já foram aproximadamente cinco mil professores atendidos,” explica.

Como acontecem as formações?

A palestrante do Educativo da Bienal, Valéria Prates, iniciou uma das formações com os professores da rede municipal de Educação de Osasco, com a temática: arte contemporânea. Uma das perguntas realizada pelo curador Luiz Pérez–Oramas: “Uma coisa significa outra coisa quando muda de lugar?”. Valéria usou como exemplo para a pergunta uma foto que encontrou pela rede social Facebook.
 
A imagem mostra um banheiro masculino e no lugar de um mictório, só consta a frase pichada: “Duchamp was here” ou “Duchamp esteve aqui”. A referência é ao trabalho “A Fonte”, de 1917, do artista Marcel Duchamp, constituído do deslocamento de um mictório para o museu. “A leitura da obra está aberta quando você está disposto a conversar com ela”, comenta Valéria Prates.

Alguns professores, que tiveram o primeiro contato com a arte contemporânea, descreveram o que viam e percebiam nas obras de artistas como: Arthur Bispo do Rosário, Fernando Ortega, Allan Kaprow. “Não tenho muita experiência em arte contemporânea, mas vendo as obras dos artistas, parece que eu os conheço há muito tempo. A arte é causar algo em você”. Comenta a professora Ediene Lopes Alves Linhares.

A ação poética finalizou a conversa com atividade prática a “Transferência”. O material utilizado foram copos descartáveis e água. No primeiro momento os professores, em roda e em silêncio passaram água de copo em copo, um para o outro. Em seguida, tiveram que fazer essa passagem de água de várias maneiras, agachados, de costas, sob as pernas, com diferentes movimentos corporais. Já na última etapa o objetivo era transferir a água com os olhos fechados sem deixar cair no chão.

Após a ação poética os professores disseram que essa atividade é interessante porque mostra como é importante o trabalho em grupo e a confiança uns nos outros.

Os encontros do Educativo Bienal seguem até o fim da exposição. Quem quiser participar pode entrar em contato com o Educativo Bienal pelo e-mail educativo@bienal.org.br

Próximos encontros: 28/06 e 22/08
Local: Centro de Formação dos Profissionais da Educação de Osasco
Endereço: Av. Marechal Rondon, nº. 263 - Centro - Osasco/SP

Secretaria de Educação
Assessora de Comunicação: Vilmary Macedo


Departamento de Comunicação Social
Telefones: (11) 3652-9456 / 3652-9520
Diretora: Eliane Kirejjian
e-mail: imprensa@osasco.sp.gov.br



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Osasco Fácil.


Enviar esta notícia por email



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.