Sábado, 29 de Fevereiro de 2020

21/11/2012 - Osasco - SP

Vice-prefeito participa de comemoração ao Dia da Bandeira




da assessoria de imprensa da Prefeitura de Osasco

O vice-prefeito de Osasco, Faisal Cury, participou na manhã de segunda-feira, 19 de novembro, da comemoração ao Dia da Bandeira e da solenidade de formatura de 30 militares de Osasco que participaram da Missão das Nações Unidas para Estabilização do Haiti (Minustah). Os eventos aconteceram no Calçadão da Rua Antonio Agu, em frente ao Osasco Plaza Shopping.

Os soldados permaneceram cerca de seis meses no Haiti e retornaram em julho. Osasco enviou militares do 4° Batalhão de Infantaria Leve do Exército Brasileiro e da 5ª Bateria de Artilharia Antiaérea Leve - ambos grupamentos localizados em Quitaúna - em Missão de Paz. Cury ainda participou de um café da manhã entre autoridades políticas, militares, familiares e amigos dos soldados, na Praça de Eventos do shopping.

Para Faisal, o Dia da Bandeira é um importante marco federativo. "A bandeira é o símbolo de uma nação e um momento de forte clamor nacionalista. Resgatamos valores de civismo e os reforçamos junto à sociedade civil. Precisamos de muitos momentos cívicos para lembrarmos de não deteriorar, por exemplo, as instituições família e país. Neste momento, com o retorno dos militares do Haiti, aprendemos a gostar ainda mais do Brasil, da terra, e como respeitar nossos símbolos. A bandeira se constitui, então, como mais um elemento simbólico da construção da identidade nacional brasileira", avaliou.

Durante a solenidade, a banda do 4º Batalhão de Infantaria Leve executou os hinos Nacional e à Bandeira, este último ressaltando a beleza e explicando o significado nacionalista da flâmula. Ao meio dia, conforme protocolo e cerimônia peculiar, a bandeira nacional foi hasteada no Calçadão da rua Antonio Agu.

Também prestigiaram a cerimônia os secretários municipais André Santiago (adjunto de Segurança e Controle Urbano); Marinalva de Oliveira (Educação); Patrícia Dandalo (Assistência e Promoção Social); o tenente-coronel do 4º Batalhão de Infantaria Leve, João Vicente Barreto Ferreira; o comandante da 5ª Bateria de Artilharia Anti-Aérea Leve, major Renato Pinto dos Santos; o 1º tenente Zamora, oficial de relações públicas do 14º BPM/M, o tenente do 42º BBPM/M, William Borgato; o inspetor e subcomandante da GCM de Osasco, Erivan Silva Gomes; o supervisor do canil da Defesa Civil, Cecílio Neto Carlos; o chefe de segurança do Osasco Plaza Shopping, Pedro Calixto; o presidente da Fesabo, Rozenio Nazareno; dentre outras autoridades.

Entenda o Dia da Bandeira

O Dia da Bandeira foi instituído no ano de 1889, por meio do decreto lei nº4, em homenagem ao símbolo máximo da pátria. Foi um importante marco histórico porque evidenciou a mudança de governo do regime imperial (1822-1889) para uma república federativa. O decreto preparado por Benjamin Constant, membro do governo provisório, permitiu a substituição da bandeira desenhada por Jean Baptiste Debret, que representava o império, pelo desenho de Décio Vilares.

A bandeira foi instituída quatro dias após a Proclamação da República (15 de novembro). A nova representação visual trouxe uma simbologia agregada ao regime republicano, com a ideia de Estado-nação, o surgimento dos sentimentos nacionalista e patriota, ou seja, permitiu a construção da identidade do povo brasileiro e de uma identidade nacional. Nesta data, 19 de novembro, ocorrem, no Brasil, diversos eventos e comemorações cívicas nas escolas, órgãos governamentais, clubes e outros locais públicos.



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Osasco Fácil.


Enviar esta notícia por email



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2020, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.