Sábado, 20 de Abril de 2024

Super DOGUS - Completo

Mais lidas da semana

13/5/2019 - Osasco - SP

‘Cerca eletrônica’ reforça segurança em Osasco com novas câmeras e softwares inteligentes




da assessoria de imprensa da Prefeitura de Osasco

Texto: Marco Borba

Imagens: Ítalo Cardoso

Osasco_1557420903_[22]_1

Com a entrada em operação, quarta-feira, 8/5, da segunda fase do Centro de Operações Integradas (COI), que agora conta com novas câmeras e softwares capazes de captar, entre outras informações, a circulação pela cidade de veículos roubados, Osasco deu mais um passo em direção à prevenção e redução da criminalidade e à mobilidade urbana municipal. O monitoramento será feito 24 horas todos os dias.

A cerimônia aconteceu na sede do próprio órgão e contou com as presenças do prefeito Rogério Lins, da primeira-dama, Aline Lins, do secretário de Segurança e Controle Urbano, José Virgolino de Oliveira, demais secretários municipais, adjuntos, vereadores e representantes das polícias Civil e Militar.

Com os novos equipamentos, que integram totalmente os órgãos públicos municipais, estaduais e federais, o município passa a contar com uma das centrais de segurança pública e de mobilidade urbana mais modernas do Estado.

Um dos principais diferenciais é a utilização de um Sistema Integrador, um poderoso software que integra a atuação da Guarda Civil Municipal, do Departamento de Trânsito, da Defesa Civil e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), com “cercamento eletrônico” nas principais entradas e saídas do município, câmeras de monitoramento de alta capacidade e semáforos inteligentes em pontos estratégicos, central semafórica em tempo real nos cruzamentos, radiocomunicação digital para todos os agentes de campo e viaturas, solução de rastreamento e gestão de viaturas, sistema de atendimento e despacho de ocorrências, entre outros, permitindo coordenar a atuação das forças de emergências para atendimento às ocorrências, com regras automatizadas e com baixa interferência humana.

A nova fase do Centro de Operações Integradas (COI) utiliza um sistema integrado de segurança, mobilidade e serviços urbanos, permitindo uma visão da cidade 360º e, consequentemente, uma gestão mais eficiente, excelência da prestação dos serviços de segurança e mobilidade e a construção de uma Osasco mais inteligente.

No que se refere à integração dos serviços públicos municipais, estaduais e federais, o sistema é exclusivo no Brasil. Ele proporciona total interação e interoperabilidade entre os órgãos públicos, permitindo uma atuação articulada, eficiente e ágil no enfrentamento dos desafios urbanos.

Com a criação do COI e toda a tecnologia aplicada na operação, Osasco estará preparada para a prevenção e repressão da criminalidade, na atuação eficiente em casos de incidentes, na prestação de serviços emergenciais e na mobilidade urbana sustentável. Nesse sentido, o COI irá proporcionar à administração pública e aos cidadãos benefícios em grande escala e de forma duradoura.

“Pesquisas apontavam que a principal preocupação na cidade era na questão da segurança. Com essa nova fase, damos um passo importante em relação à segurança preventiva e ostensiva em nossa cidade. Esse investimento em tecnologia foi possível porque aumentamos em 77% o orçamento da secretaria (de Segurança e Controle Urbano). Com isso, também dobramos o efetivo da GCM (foram contratados 200 guardas), criamos a ROMU (Ronda Ostensiva Municipal), e alugamos novas viaturas e motocicletas, para reforçar o combate à criminalidade”, pontuou o prefeito Rogério Lins, que ao final da cerimônia visitou as instalações do COI acompanhado de autoridades e convidados. 



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Osasco Fácil.


Enviar esta notícia por email



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.