Sexta-Feira, 19 de Abril de 2024

Super DOGUS - Gratuito

Mais lidas da semana

2/10/2017 - Osasco - SP

Juventude traça projeto de vida




da assessoria de imprensa da Prefeitura de Barueri

 

Um seminário organizado pela Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social, através da Coordenadoria da Juventude em parceria com o Cepac, abordou a questão do álcool e das drogas e trouxe oportunidades para jovens e crianças do Parque Imperial. O evento aconteceu no ITB Moacyr Domingos Sávio Veronezi na terça-feira (dia 26). Mais de 300 jovens prestigiaram o encontro que reuniu apresentações culturais, palestras e até uma feira da Vocatec sobre cursos técnicos.

Adriana Bueno Molina, secretária de Assistência e Desenvolvimento Social, abriu o evento falando sobre a importância do trabalho das ongs no município e a integração dos serviços. O presidente do Cepac, Carlos José Meismith, falou sobre a relevância do tema do seminário e de como o Cepac preocupa-se com essa questão. Valéria Dias, coordenadora do Projeto Aprendiz do Cepac, declarou que havia uma necessidade de falar sobre drogas de forma diferente, sob a perspectiva do próprio jovem. Explicou que a ong cadastrou um projeto no Condeca, dois anos depois conseguiu a verba e, por isso, desde o começo deste ano o, Cepac vem desenvolvendo atividades nesse sentido.

Os Centros de Referência de Assistência Social (Cras) também participaram do evento, sendo que o Cras do Imperial ajudou com a mobilização dos jovens do bairro.

Palestras
O promotor de Justiça Luis Roberto Jordão Wakim, que está há 14 anos em Barueri, falou sobre álcool e drogas. Explicou que como promotor sua função não era simplesmente resolver os problemas, mas também evitá-los. Firmou posição em atuar na prevenção: “Já que hoje estamos discutindo projeto de vida, vamos falar sobre prevenção, pois diversas situações levam as pessoas a usarem drogas”. Wakim tratou também das drogas lícitas, como o álcool abordando os perigos do uso e as consequências nas crianças e adolescentes.

Paulo Dobay, psicólogo da Coordenadoria da Juventude e Política Sobre Drogas, falou sobre as tentativas de construir espaços de conversas com os jovens sobre o tema álcool e drogas. “Eles não seriam de tratamento, mas sim de atenção e de conversa”. Segundo ele, é importante que a oferta de ajuda do município não se resuma a espaços de tratamento.

Apresentações
A feira da Vocatec expôs os cursos técnicos da Fatec que são gratuitos. Houve apresentações do Cepac, da SAF e da Secretaria de Esportes. Jovens do Cepac contaram sobre uma viagem ao Chile feita através de uma parceria com o Condeca (Conselho Estadual da Criança e do Adolescente). Alunos da SAF apresentaram números de hip hop. Já o Programa Barueri Esporte Forte trouxe uma roda de capoeira com o Mestre Fumaça. Douglas Camargo fez uma palestra intitulada “Inspire alguém hoje”, abordando questões como respeito e cuidado.



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Osasco Fácil.


Enviar esta notícia por email



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.