Sexta-Feira, 19 de Abril de 2024

Super DOGUS - Gratuito

Mais lidas da semana

7/12/2017 - Osasco - SP

Odontologia complementa atendimento de pediatras em Barueri




da assessoria de imprensa da Prefeitura de Barueri

 

Uma aula e tanto! Assim pode ser resumido o curso que os pediatras da rede de saúde pública de Barueri participaram nos dias 28 e 29 de novembro no Plenarinho da Câmara Municipal. O tema? Odontologia. Isso porque os dentistas e pediatras estão formando uma verdadeira força-tarefa para garantir que a saúde bucal das crianças do município seja reforçada.

Ministrada pela odontopediatra Giselle Santana, a capacitação abordou temas como flúor, escovas de dente e seu uso correto, bruxismo infantil, erosão dentária, medicamentos, alimentos e muito mais. 

“A gente procurou fazer uma interação entre a odontologia e a medicina pediátrica. Contribuímos com os pediatras falando sobre as características normais das crianças, os principais agravos que a gente tem no município e como estamos lidando com eles e a questão do flúor, pra gente padronizar o que é falado entre os profissionais que fazem o atendimento da criança”, detalha Giselle.

Para a especialista, essa união de forças vai ajudar muito no direcionamento do paciente. “O pediatra pode, com essa melhor precisão, fazer os encaminhamentos que são necessários de fato. Com esse projeto que a gente está fazendo, da odontologia, estamos resolvendo os maiores agravos nessa população até os 15 anos”, esclarece.

O coordenador de Odontologia de Barueri, Flávio A. Tambelini Juliani, ressalta que isso é formação e não apenas informação. “A interação odontologia e medicina é fundamental, ainda mais na fase inicial da vida, e antes dela, pois começa com a gestante. Estamos abordando o indivíduo na sua fase inicial de vida e que vai se refletir na sua fase adulta, e interagindo com a medicina levando conhecimento técnico-científico, mostrando o que nós estamos fazendo como dentistas dentro da rede de atenção em saúde do município de Barueri”, ressalta. 

 

União de forças 

Para a pediatra Fernanda Doreto Rodrigues, que atende no Pronto-Socorro do Jd. Belval, o curso serviu também para atualização e esclarecimento de dúvidas. “Foi um tema muito interessante, que a gente não tinha tido antes e que faz bastante diferença porque sempre têm perguntas, sempre têm coisas que a gente precisa saber em relação tanto a fluxo quanto aos problemas mesmo de saúde bucal”, afirmou. 

Aprimorar ainda mais o atendimento realizado pelos pediatras faz parte dos objetivos do município ao promover essa capacitação, conforme explica Vera Freire Gonçalves, diretora da Saúde da Criança no Centro de Atenção Básica da Saúde (CABS) de Barueri. 

“O atendimento pediátrico integral vê a situação bucal também. O pediatra é um elo muito importante nessa questão da redução de alterações bucais, de cárie e qualquer outra alteração. A intenção é que a atuação do dentista seja cada vez mais precoce, até dentro das escolas, e a atuação do dentista e do pediatra seja cada vez mais próxima, não só com capacitações, mas com ações, com os fluxos. Queremos aproximar para que possamos reduzir o número de adultos sem dentes, de adultos sem uma mobilidade bucal adequada”, justifica a diretora. 

Homenagem aos pediatras aposentados 

No final do curso houve um momento de confraternização em que Vera homenageou os pediatras da rede aposentados recentemente. “A intenção é retribuir essa dedicação deles em mais de 20, 30 anos na saúde de Barueri. Fizeram carreira aqui e deixaram suas marcas. Esses profissionais se tornaram parte da vida das pessoas, então a homenagem é pra isso, pra que eles não se tornem um número."  

A cada um foi entregue uma lembrança, composta de um sabonete artesanal carinhosamente embrulhado em embalagens feitas pelas crianças do CAPSi – Trilha (Centro de Atenção Psicossocial da infância e adolescência). Na ocasião, foram homenageados os médicos Ana Maria Lima Lopes, Clóvis Dalaqua, Ivana Collonelli Leonelli, Ivete Marsollo, Iomar Garrafa, Maria do Socorro G. Cavalcanti, Maria José dos S. S. Bonfim, Mieko Fujimoto, Mieko Nodu, Pascoal Pança, Sandra Campos do A. Silva, Sueli Sepulcre, Sydnei Sepulcre, Vera Martina da S. Johson e Rosa Gaspar. 



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Osasco Fácil.


Enviar esta notícia por email



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.